QUALIDADE-ERPI
Na pessoa idosa a qualidade (de vida) está diretamente relacionada com os cuidados no atendimento das suas necessidades básicas. De acordo com a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 a qualidade de vida da pessoa idosa deve estar focada:
- Na promoção da saúde e do bem-estar, através de iniciativas e práticas que visem adiar o
- aparecimento e/ou controlar o agravamento do impacto das doenças crónicas bem como a
- redução das capacidades físicas e mentais de cada idoso.
- Na promoção da participação dos idosos na sociedade e nos processos de decisão que afetam
- a sua vida.
- No apoio nas iniciativas e práticas que visem minimizar os riscos, promoção do bem-estar e a
- segurança de cada idoso.
- Na promoção da investigação científica na área do envelhecimento ativo e saudável, potenciando
- o levantamento de necessidades, o desenvolvimento, monitorização e avaliação de intervenções
- e a disseminação de boas práticas e da inovação.
Os responsáveis pelas ERPI (Estruturas Residenciais para Idosos) devem desenvolver os seus serviços no sentido de proporcionarem as condições adequadas à qualidade de vida aos seus residentes.
A aposta na implementação na ISO 9001 irá proporcionar a concretização da organização e melhorias necessárias para garantir as diretrizes da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
O cliente interno, o idoso residente, irá ter a perceção da satisfação diária das suas necessidades básicas, bem como demonstrar a sua satisfação com a qualidade de vida que lhe é proporcionada. Por sua vez, o cliente externo (o responsável pelo idoso) e as entidades que supervisionam o ERPI, vão compreender a preocupação e consagração dos responsáveis dos ERPI na melhoria diária da qualidade de vida de cada idoso.
Por sua vez, todos os funcionários do ERPI, vão demonstrar que estão mais conscientes e empenhados na sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida de cada idoso, bem em como garantirem a satisfação das suas necessidades básicas.
A certificação ISO 9001, irá abranger todas as atividades dentro da instituição, garantindo que todas são geridas e avaliadas em função das necessidades e satisfação de cada idoso. A incorporação de todas as atividades dentro do sistema de gestão da qualidade, irá garantir ao ERPI o cumprimento de todos os requisitos regulamentares da sua atividade, nomeadamente as exigências da segurança social e os requisitos de HACCP.
A DEATOR tem ao seu dispor consultores com a missão de o auxiliar, no desenvolvimento e implementação do sistema de gestão da qualidade que lhes permita garantir a promoção e valorização do desenvolvimento dos serviços à medida de cada idoso bem como na melhoria continua desses serviços
Tenha presente, que o futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele!
#deatorparasi