Existe Liderança ou Gestão na Educação?
A temática da liderança é por norma associada ao contexto empresarial. Mas a Escola Pública e Privada não é também uma organização com objetivos definidos, resultados mensuráveis, capital humano, stakeholders e um público bem definido? A satisfação interna e externa é prioritária em contexto educacional. É fundamental manter a equipa interna, professores, educadores, auxiliares e demais profissionais altamente focados, motivados e preparados; e, naturalmente a Criança, o educando.
Um bom líder na educação, pensa a longo prazo, é sempre curioso e olha para o futuro. Os grandes gestores são muitas vezes grandes líderes e vice-versa, mas nem sempre são a mesma coisa.
As grandes diferenças entre os gestores e líderes resumem-se a: os gestores administram e os líderes inovam, os gestores são focados no trabalho já os líderes são focados nas pessoas, os gestores têm subordinados e os líderes têm seguidores, os gestores fazem o que é suposto já os líderes fazem o que é correto.
Os conceitos de liderança e gestão, mesmo que diferenciados teoricamente, não são eficazes um sem o outro, sendo, assim, inseparáveis.
A liderança e a gestão são dois sistemas de ação complementares, com diferentes funções e características, mas igualmente necessários para o sucesso.
Para construir uma equipa eficaz, a primeira etapa é a formação! Nesta fase as pessoas conhecem-se melhor, as relações são boas, mas podem ser superficiais e são procuradas as melhores formas de relacionamento e comunicação.
As Soft Skills são transversais a todos os sectores de atividade, inclusive na educação. A DEATOR desenvolve formações para aperfeiçoamento das competências de liderança dos gestores e quadros superiores das Escolas, públicas e privadas, que procuram a mudança para elevados níveis de desempenho e satisfação.
Contacte-nos para saber mais.
Fonte:
Liderança na Educação, KINDERPEDIA.
Consulte o texto original em https://www.kinderpedia.co/lideranca-na-educacao.html
#deatorparasi