A Liderança Feminina em Portugal
O propósito da liderança em contexto organizacional é influenciar e promover esforços individuais e coletivos para atingir os objetivos comuns a toda a organização.
As mulheres detêm os mesmos níveis e por vezes, níveis de formação superiores aos homens, e representam cerca de 50% da força de trabalho. Ainda assim, as mulheres estão sub-representadas em posições hierarquicamente superiores. O número de mulheres em posição de elevado poder e autoridade tem aumentado, não obstante existem obstáculos à progressão feminina para os níveis mais altos da hierarquia organizacional.
As normas culturais e sociais, assim como as responsabilidades e papéis das mulheres, surgem como algumas das barreiras que visam justificar a menor presença feminina em cargos de topo. A liderança feminina caracteriza-se por alguns desafios, nomeadamente o preconceito de género e dificuldades a nível pessoal, familiar e profissional, mas caracteriza-se maioritariamente por oportunidades. As oportunidades surgem através do apoio que as líderes recebem, através da junção de algumas características pessoais e também pela utilização de estratégias que permitem conciliar a vida pessoal e profissional.
O número de mulheres em posições de gestão de topo tem aumentado, ainda assim, existem limitações à progressão feminina a nível organizacional.
O facto de uma mulher ter alcançado uma posição de liderança, e ter alterado o paradigma da liderança dominada por homens, faz com que se criem novas tendências e com que os demais acreditem que outras mudanças sejam também possíveis.
As práticas de desenvolvimento, como é o caso do Mentoring e do Coaching também são favoráveis à liderança feminina.
É possível concluir que, apesar do mundo executivo ser ainda muito masculino é notória a presença cada vez mais forte das mulheres em cargos de liderança de topo. Embora este processo seja lento e gradual as mulheres estão a posicionar-se de forma a conseguir alcançar ainda mais sucesso no futuro!
FELIZ DIA DA MULHER!
Contacte-nos para saber mais.
Venha conhecer o nosso curso de COACHING, LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPAS!
Fonte:
A liderança feminina em Portugal: um estudo qualitativo
Marta de Pinho Taveira
Consulte original em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/12561/1/marta_taveira_MGDRH_2018.pdf
#deatorparasi